terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Instalando o DD-WRT (TP-Link TL-WR1043ND)

Instalando o DD-WRT (TP-Link TL-WR1043ND)
O que é o DD-WRT?

O DD-WRT é uma firmware open source, baseado no kernel Linux, que adiciona diversas funcionalidades e opções de controle em relação as firmwares originais que vem nos roteadores sem fio. Ele é desenvolvida por uma equipe de programadores independentes, liderada pelo BrainSlayer.

Uma demonstração do DD-WRT pode ser visualizada em http://www.dd-wrt.com/demo/

O hardware utilizado na instalação é o TP-Link TL-WR1043ND que tem um excelente custo benefício e possui a seguinte configuração:
Clique na imagem para ir à página do fabricante.
  • 1 porta WAN 10/100/1000Mbps;
  • 4 portas LAN 10/100/1000Mbps;
  • 1 porta USB 2.0;
  • Processador AR9132 de 400 MHz;
  • 32 MB de RAM;
  • 8 MB de Flash;
  • Wireless Atheros AR9103 2,4GHz,  802.11n/g/b;
  • 3 antenas destacáveis de 3dBi com conector SMA.

Instalando o DD-WRT

É aconselhável que a instalação seja ser feita utilizando conexão por cabo e que se tenha uma fonte de alimentação ininterrupta.

Entre no endereço oficial do DD-WRT em http://www.dd-wrt.com/ e em "Router Database" verifique se seu roteador é suportado. Baixe o "Special image for initial flashing", na instalação do TL-WR1043ND é o factory-to-ddwrt.bin.

Lista com os dispositivos suportados:
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Supported_Devices

Acesse o endereço Web de administração do roteador e coloque seu login/senha de administrador, o padrão é http://192.168.1.1/ com login/senha admin/admin.
Clique na imagem para amplia-la.
No menu System Tools/Firmware Upgrade escolha o arquivo baixado anteriormente e clique em upgrade.
Clique na imagem para amplia-la.
Aguarde a conclusão da instalação.
Clique na imagem para amplia-la.
Assim que concluir você já pode acessar o DD-WRT pelo browser, o endereço padrão é http://192.168.1.1/. O primeiro acesso é pedido que você defina um usuário e senha de administrador do roteador.
Clique na imagem para amplia-la.
Depois de definido a senha aparecera o System Information do DD-WRT. Agora é só configura-lo ao seu gosto.
Clique na imagem para amplia-la.
Diferente dos outros fabricantes a TP-Link não tem "frescura" na utilização de um firmware alternativo, não faz nenhum tipo de verificação.

Firmware (Early Preview)

Para quem quiser se aventurar e instalar uma versão ainda não liberada, pode acessar a pasta de FTP do BrainSlayer e baixar a versão correspondente ao seu hardware.
No FTP possui as 2 imagens:
  1. Special image for initial flashing - que possui no nome a palavra "factory" e é utilizado para substituir o firmware original do fabricante;
  2. Webflash image - para quem já tem o DD-WRT instalado e quer atualiza-lo.
Estou utilizando o v24-sp2 (04/13/11) std (SVN revision 16785) e esta funcionando tudo perfeitamente. A revisão SVN 16785 adicionou o servidor SAMBA e criou uma interface gráfica para configurar o OpenVPN server.
Clique na imagem para amplia-la.

ATUALIZAÇÃO (20/01/2011):
Passei para r18024 e esta funcionando tudo perfeitamente, DDNS, OpenVPN, suporte ntfs, NAS com SAMBA, QoS, Wireless N com TX 24 dBm. É necessário no update "Reset to Default Factory" depois da atualização.

Restaurando o firmware original de fábrica

Não gostou do DD-WRT? Quer restaurar para o firmware de fábrica?

Baixe o firmware na página do fabricante e disponibilize-o para acesso no equipamento. No TL-WR1043ND baixe o firmware em http://www.tp-link.com/us/support/download.asp?a=1&m=TL-WR1043ND, descompacte, salve em um pendrive formatado em FAT32 e espete no porta USB do equipamento.

Na interface Web em Service/USB habilite "Core USB Support", "USB Storage Support" e "Automatic Drive Mount". Agora rode o mtd por telnet passando o caminho da pasta que você escolheu montar a unidade.

Abra um conexão telnet com o equipamento, confira se o pendrive esta conectado e montado. Digite:

mtd -e linux -r write /<PASTA>/<FIRMWARE>.bin linux

A saída do comando é parecida com esta:

root@antigerme:/tmp# mtd -e linux -r write /mnt/wr1043nv1_en_3_12_2_up(100820).bin linux
Unlocking linux ...
Erasing linux ...
Writing from /mnt/wr1043nv1_en_3_12_2_up(100820).bin to linux ... [w], which the [w] will change between [w] and [e]


Ao final da gravação você ira perder a conexão telnet e seu equipamento já esta pronto com o firmware original de fábrica.

Considerações
A instalação de um firmware personalizado em um dispositivo teoricamente viola a garantia. Digo teoricamente, porque praticamente se o roteador não está completamente frito, você deve ser capaz de restaurar o firmware de fábrica e as chances são de que ninguém vai notar a diferença. Estando completamente morto duvido que alguém irá tentar repará-lo e ver o que você tinha sobre ele. As possibilidades são, seu fornecedor só vai substituí-lo.

Segunda coisa que você deve saber é que o DD-WRT expõe um monte de configurações que um usuário médio não tem idéia. Meu conselho é não mexer em qualquer coisa que você não sabe e depois reclamar que ele não funciona como esperado.


Em outros posts vou mostrar como configurar alguns serviços.

Ref.:
http://samiux.blogspot.com/2010/03/howto-dd-wrt-on-tp-link-tl-wr1043nd.html
 
 
Extra:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário